BRAINSTORMING
OBJETIVOS: Esta é uma forma
andragógico-construtivista (educação de adultos), onde o facilitador procura
explorar o máximo a experiência acumulada e o interesse dos participantes. Tem
por objetivos estimular o interesse pela novidade, pela aventura de criar algo,
criar clima esportivo, agradável e provocante, de expectativa. Criar diretrizes
e normas e aglutinar as melhores idéias.
MATERIAL: Flip-chart e pincéis coloridos,
lápis e papel.
PROCESSO: Definir o tema-assunto.
Escolher
alguém ou solicitar um voluntário (ou o próprio facilitador) para fazer as
anotações no flip-chart.
Instigar
os participantes a falarem sobre o assunto ou questionamento proposto.
Efetuar,
em voz alta, com o grupo, a leitura do que foi gerado.
Normas do
exercício:
Ninguém julga ninguém.
Ninguém critica ninguém.
Elimine a autocrítica: todos podem errar.
Vale mais errar do que
omitir-se e calar.
Quanto mais idéias
melhor.
Seja breve.
Variação
da dinâmica:
Ao
invés da atividade falada, proposto o problema, cada um escreve numa folha
durante dois ou três minutos, todas a soluções que lhe ocorre. Depois as folhas
começam a circular. Cada um lê as soluções de cada folha, e acrescenta outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário